O comando 1LOTE


 

Este comando desenha e/ou detalha uma poligonal representada por uma polilinha 2D fechada.

As opções de detalhamento são ou com o uso de azimutes ou de rumos, ou ainda com o fornecimento de ângulos internos. Veja os vídeos abaixo para entender a entrada de dados.

Nos casos em que a polilinha não exista, você deve entrar com os dados dos vértices na sequência desejada, do primeiro ao penúltimo: o último será o primeiro, já assim considerado pela rotina. Portanto, não entre com o azimute (ou rumo) do fechamento: estes serão calculados pelas rotinas.

 

 

Uma poligonal executada com a rotina acima:

 

 

Todas as rotinas podem usar polilinhas já existentes, desde que sejam 2d e fechadas (opção CLOSE ao término de sua criação), o resultado será o mesmo:

 

 

As opções com Rumos são idênticas, somente o quadro de diálogo de entrada de dados é adequado para a entrada de dados:

 

 

A opção "Distâncias e ângulos internos"

Vamos desenhar o lote do croquis abaixo:

 

 

A origem será no ponto 1, a primeira distância 14.35 e o primeiro ângulo  88d30'14". Preencheremos os dados dos vértices 1 a 2, 2 a 3, 3 a 4 e 4 a 5, sendo que o ângulo entre os vértices 4,5,1 deverá ser lançado como 0d0'0", pois ele será calculado pela rotina, como ângulo de fechamento. Se houver diferença entre seu levantamento, então este ângulo e a distância entre 5 e 1 de seu croquis estará errada, pois não há como haver erro no desenho do CAD.

Observar que os dados devem ser sempre lançados no sentido horário, independente do ponto inicial escolhido...